quarta-feira, 8 de julho de 2009

Projeto Perfume do Mar - 5º ano I - Profª Silvia





O projeto para o 2º bimestre foi sobre a história de um menino deficiente visual que numa parte do livro conhece o mar através dos outros sentidos. Esse projeto foi pensado para ao mesmo tempo falar sobre meio ambiente e sobre os sentidos.
Nas aulas de informática num primeiro momento os alunos pesquisaram sobre deficiência visual e sobre como o cérebro humano recebe as imagens que vemos. Muitos alunos acessaram sites onde encontraram apresentações em slides sobre como é a estrutura do olho humano. Foram aulas muito interessantes nas quais os alunos ficaram muito entretidos com a pesquisa, ao final cada um fez uma produção de texto sobre o que entendeu.
Depois ao final do projeto, como conclusão e pensando na feira verde, os alunos dividos em duplas pesquisaram sobre animais e plantas que vivem no fundo do mar. Depois de pesquisara fizeram um texto sobre o animal ou planta sendo auxiliados pela professora na correção dos textos e auxiliados pela professora Laura na hora de anexar uma imagem sobre o animal ou planta que eles escolheram na internet.
Com os textos prontos será montado um livrinho sobre o fundo do mar onde os autores são os próprios alunos. Isso contribuiu para a auto estima de cada um deles que estão ansiosos por verem seu trabalho ser apreciado pelos pais e colegas.
As aulas em que pesquisaram sobre os animais, foram muito interessantes onde os alunos comentavam sobre as coisas que descobriram e sobre as curiosidades do fundo do mar. Cada um deles aproveitou ao máximo esse momento de pesquisa

2 comentários:

  1. Parabéns alunos e professora , adoro vocês e tenho a certeza que até o final do ano vocês farão ainda muitos trabalhos legais!E para premiar esta classe estarei agendando para o retorno às aulas uma visita lá no Aquário de Aparecida, vocês merecem!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o trabalho.
    Parabéns a Laura e a esta professora espetacular Silvia , ao qual tive a imensa oportunidade de estudar magistério.
    Em nossas aulas, ela sempre esteve dedicada a educação e hoje isto já reflete em seu trabalho realizado junto a informática educacional.
    Parabéns querida Amiga!

    Um grande abraço!

    Mediadora Ana Paula

    ResponderExcluir