quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto Resgatando e Vivendo Valores - alunos do 5º ano I - Prof. Denise


Frente as preocupações de pais, educadores, enfim, da sociedade como um todo, por desafios sociais, falta de respeito mútuo, violência, entre outros, se faz necessário resgatarmos valores que estão "adormecidos" em nossos alunos, a reflexão sobre o mundo atual, principalmente a violência, em nossas atitudes diárias.
Para tanto foi desenvolvido o projeto "Resgatando e Vivendo Valores", tendo como livro tema: Guilherme Augusto Araújo Fernades.
O livro conta uma história emocionante, de um menino, que visa recuperar a memória de uma senhora de idade avançada, um assunto aparentemente complicado, é tratado de uma forma simples e carinhosa, através da visão de uma criança. Além da amizade, há também gestos de solidariedade, humanidade, simplicidade envolvendo os personagens principais e outros amigos que moram no asilo.
Diante do interesse e envolvimento das crianças pelo assunto, foi realizada uma visita ao "Lar dos Vicentinos", onde puderam observar na realidade como é a vida num asilo.
Foi uma experiência única. As crianças se sensibilizaram bastante. Fizeram perguntas, levaram presentes, brinquedos que relembraram momentos do passado na vida de algumas pessoas que lá estavam. Comportaram-se maravilhosamente bem.
O desenvolver desse projeto só veio reforçar a idéia de que para superar esses desafios e outros que estão por vir, a educação é um aliado indispensável para essa caminhada.
Os educadores precisam almejar e atingir os ideais de paz, liberdade e justiça social. Com isso promover uma forma mais profunda e mais harmoniosa de desenvolvimento humano, reduzindo a pobreza, exclusão, ignorância e opressão.
Portanto, ao incutir os valores, como: paz, respeito, amor, tolerância, felicidade, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, simplicidade, liberdade e unidade, no meio escolar, reduzirão a preocupação e, além disso, preparará os estudantes para uma aprendizagem contínua ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário